Nossa história

NOSSA HISTÓRIA

A Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (SAEC) foi idealizada a partir do sonho de jovens médicos da época que, com dedicação e entusiasmo, buscavam o aprimoramento científico da especialidade e condições adequadas de trabalho.

Fundada em 29 de agosto de 1955 pelos médicos Dr. José Carlos Ribeiro, na época presidente; o cardiologista e professor de farmacologia Heli Vieira de Souza, então secretário; e Carlos Augusto Studart, tesoureiro, a SAEC enfrentou desafios, rompeu barreiras e conquistou inúmeras vitórias. Hoje, além de ser referência na Anestesiologia nacional, participa ativamente do Conselho Superior da SBA, desenvolvendo ações científicas e de defesa profissional em conjunto com a Sociedade mãe.

Atualmente, a Sociedade conta com mais de 600 sócios e realiza grandes eventos científicos que já fazem parte do calendário anual das ações de aprimoramento da anestesiologia.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS FATOS:

ANESTESIA NO CEARÁ

O início da anestesia no Ceará se deu na segunda metade do século XIX, quando o médico cearense Liberato de Castro Carreira passou a utilizar a mesma técnica usada por Thomas Morton, responsável pela primeira demonstração pública de um anestésico por inalação, apenas 3 anos após ter sido descrita por ele.

Até o início da 2ª Guerra Mundial, a anestesia era praticada quase que exclusivamente por práticos, enfermeiros ou cirurgiões auxiliares.

Durante a 2ª Guerra Mundial, diversos cirurgiões receberam treinamento nos Estados Unidos e Europa. Com isso, tiveram oportunidade de entrar em contato com novas técnicas anestésicas. No Ceará, médicos como José Carlos Ribeiro e Haroldo Juaçaba passaram, então, a praticar a anestesia.

PRIMEIRO PRESIDENTE

Dr. José Carlos Ribeiro foi um dos sócios fundadores e primeiro presidente da SAEC no biênio 1955/56.

Referência na medicina cearense, Dr. Carlos Ribeiro deixou um grande legado profissional. Foi um dos nomes a fazer parte da construção da história da medicina no Ceará.

Obstetra, anestesiologista e médico Legista, Dr. Carlos também foi um excelente administrador e um dos responsáveis pela fundação da Faculdade de Medicina do Ceará. Dr. Carlos Ribeiro ganhou ainda mais destaque quando contribuiu efetivamente para a criação da Academia Cearense de Medicina e do Instituto Médico Legal (IML).

PRIMEIRO TÍTULO DE ESPECIALISTA

Um dos fatos de grande importância para a evolução da Anestesiologia no Ceará e para a história da SAEC foi a titulação dos primeiros especialistas cearenses ocorrida em 1958.

Dr. Heli Vieira de Souza e Dra. Francisca Frota Leitão foram os pioneiros na conquista do Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) no Ceará. A conquista ocorreu durante o 5º Congresso Brasileiro de Anestesiologia em Recife.

Tal feito foi marcado pela necessidade de ampliar o conhecimento técnico da especialidade a fim de profissionalizar e dar qualidade a atividade.

DIA DO ANESTESIOLOGISTA

Considerada uma das datas mais importantes para a especialidade, o Dia do Anestesiologista, comemorado em 16 de outubro, foi instituído a partir da proposta do Dr. Heli Vieira em homenagem a Thomas William Green Morton.

A proposta foi apresentada durante a Assembleia de representantes da SBA, realizada em Guarapari, em 14 de setembro de 1966. Na ocasião, a assembleia aprovou prontamente a sugestão do médico.

Em 1995, a data foi aprovada internacionalmente, na Assembleia Geral da Confederação Latino-Americana de Sociedades de Anestesiologia (CLASA), em Havana, quando foi ratificada como Dia Internacional do Anestesiologista. Tal fato mostra a importância dos profissionais cearenses na história da Anestesiologia nacional.

PRIMEIRO CEARENSE A OCUPAR CARGO NA SBA

Dr. Heli Vieira foi o primeiro anestesiologista cearense a ocupar cargo na Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA. Em 1963, ele foi eleito diretor da entidade.

Dois anos após, em 1965, fez parte da comissão examinadora do TEA, hoje denominado Título Superior de Anestesiologia (TSA).

PRIMEIRA RESIDÊNCIA MÉDICA CEARENSE EM ANESTESIOLOGIA

Em 1969, foi dado um importante passo para a evolução da especialidade no Ceará com a criação da primeira residência médica em Anestesiologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A conquista foi resultado do empenho e dedicação das Dras. Maria do Amparo e Maria Gonzaga Pinheiro, na época ambas professoras da UFC na disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia. A primeira aluna residente foi Albertiza Lima Rocha.

PRIMEIRO CET CEARENSE

O primeiro Centro de Ensino e Treinamento (CET) do Ceará foi criado com a credencial emitida em favor do Dr. Heli Vieira de Souza e teve seu funcionamento iniciado na Casa de Saúde Dr. César Cals. Em seguida, a credencial foi transferida para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde a residência ficou sob a responsabilidade de Dr. Heli até sua aposentadoria.

Atualmente, o Ceará dispõe de quatro Centros de Ensino e Treinamento(CETs): três em Fortaleza e um em Sobral. São eles: em Fortaleza, CET Hospital Geral de Fortaleza (HGF), dirigido pelo Dr. Dr. José Mauro Mendes Gifoni; CET Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC), sob a responsabilidade da Dra. Fernanda Paula Cavalcante; e CET Instituto Dr. José Frota (IJF), que tem à frente a Dra. Danielle Dumaresq.

Em Sobral, o mais novo CET DR. Oziel de Souza Lima, cujo nome faz homenagem a um dos mais renomados anestesiologistas do Ceará e um dos presidentes mais ativos da SAEC, atualmente tem como responsável o Dr. Gerardo Cristino Neto.

PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE ANESTESIOLOGIA EM FORTALEZA (1972)

Um dos episódios que também marcaram a história da especialidade no Ceará foi a realização do XIX Congresso Brasileiro de Anestesiologia, o primeiro sediado em Fortaleza.

O evento foi presidido pelo Dr. Roque Muratori, na época presidente da SAEC. Também colaboraram para a organização os secretários João Alberto Gurgel do Amaral e Maria Gonzaga Pinheiro.

O evento promoveu os seguintes temas centrais: anestesia pré e pós-operatório, função do anestesiologista, anestesia regional e insuficiência respiratória. Na ocasião, cerca de 300 congressista do Brasil participaram do congresso que foi realizado no Clube dos Diários.

SAEC PASSA POR REFORMAS ESTATUTÁRIAS

Em 1974, a instituição tem a grande honra de ter como presidente, José Teles da Silva. Na época, ele instituiu algumas reformas estatutárias referentes ao ingresso de novos associados, bem como ao tempo de mandato e ainda disciplinou a reeleição.

Durante o segundo mandato de José Teles, a Sociedade contribuiu ativamente na desvinculação das contas hospitalares, médicas e para a implantação do Código 7 da previdência, com grandes benefícios aos prestadores de serviço.

SAEC É RECONHECIDA COMO INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

Em 1982, a SAEC foi reconhecida como instituição de utilidade pública. Dr. José Leite de Oliveira, que na época estava à frente da entidade como presidente, fez o registro definitivo em cartório do Estatuto da SAEC.

Durante sua gestão, Dr José Leite realizou a descentralização administrativa da Sociedade, com a criação de comissões representativas em 19 hospitais de Fortaleza e uma comissão de divulgação que concentrava todos os núcleos hospitalares. Ele também implementou esforços para a realização de diversas atividades científicas, possibilitando condições necessárias para o grande sucesso do XXX Congresso Brasileiro de Anestesiologia – CBA.

INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DA PRIMEIRA TABELA DE HONORÁRIOS MÉDICOS DA AMB

Em 1984, Dr. José Sábados foi eleito presidente. Sua gestão foi marcada pela continuidade do forte trabalho desenvolvido pelo Dr. José Leite. Durante sua administração, Sábados inicia a luta pelo descredenciamento dos Anestesiologistas do antigo Instituto Nacional de Previdência Social – INPS e pela a implantação da primeira tabela de honorários médicos da Associação Médica Brasileira – AMB.

Sua trajetória também foi destacada pelo início da negociação com alguns convênios, quando ocorreram os primeiros confrontos entre os planos de saúde e a Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA.

GESTÃO DE DR. OZIEL DE SOUZA LIMA É MARCADA PELA AQUISIÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA SAEC

Entre os marcos da história da SAEC está uma das grandes conquistas da categoria, a aquisição da sede própria. O fato ocorreu na gestão de Dr. Oziel de Souza Lima, eleito em 1986 e reeleito em 1988.

Durante os anos em que Dr. Oziel esteve à frente da instituição, além da vitoriosa compra da sede, algumas outras ações também foram celebradas, a exemplo da concretização do descredenciamento do INPS, a criação da primeira cooperativa de especialidade do Estado (inicialmente denominada COPACE, hoje COOPANEST-CE), a implantação das Jornadas Interioranas de Anestesiologia e a Jornada Cearense de Anestesiologia (JOCAN), e ainda o credenciamento do CET do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Dr. OLAVO MAGALHÃES DEIXA LEGADO EM PROL DO RECONHECIMENTO DA ANESTESIOLOGIA

O intenso trabalho em prol da Anestesiologia foi um dos grandes legados da gestão do Dr. Olavo Magalhães, que esteve à frente da SAEC no biênio 1991/1992.

Ele deu continuidade às ações idealizadas pela gestão anterior e criou novos movimentos em defesa da categoria e em favor do reconhecimento da especialidade. Seu trabalho foi de tamanha notabilidade que o credenciou e o fez conquistar a eleição para presidência da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (Febracan), em 1991.

Durante sua gestão realizou a VX JONNA (Jornada Norte-Nordeste de Anestesiologia) e concretizou a compra e a inauguração da atual sede da SAEC e COOPANEST, em Fortaleza.

CAMPANHA “Não me deixe só” MARCA HISTÓRIA DA ANESTESIOLOGIA NO CEARÁ

A Campanha intitulada “Não me deixe só” foi criada durante a gestão do Dr. Olavo Magalhães, à frente da SAEC nos anos 1991/1992. O trabalho do então presidente foi pautado, especialmente, na luta por reconhecimento da especialidade e contra a prática da anestesia simultânea, um mecanismo utilizado para abrir trabalho aos jovens recém-iniciados na sua vida profissional.

Na época, ele se empenhou tanto à causa que resolveu seguir o exemplo da Federação Argentina de Anestesiologia dando corpo à campanha.

A ação, reconhecida até hoje como um grande movimento que possibilita maior segurança ao procedimento anestésico, ganhou destaque nacional e internacional, com o objetivo de realizar o acompanhamento contínuo do paciente anestesiado.

PRÊMIO HELI VIEIRA É CRIADO DURANTE GESTÃO DO DR. ROGEAN NUNES E REPRESENTA, ATÉ HOJE, GRANDE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O Prêmio Heli Vieira, criado durante a gestão do Dr. Rogean Nunes, foi pensado com o objetivo de valorizar a residência médica, incentivando aos CETs e aos residentes à realização de trabalhos científicos.

O prêmio é aberto a todos os membros da SAEC, os quais podem inscrever seus trabalhos inéditos que devem ser de natureza clínica ou experimental na área da Anestesiologia. A ideia deu tão certo que o prêmio ganhou destaque como estímulo à produção científica e, até hoje, recebe inúmeras inscrições a cada edição.

O vencedor da premiação é divulgado durante o Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) e é contemplado com quinze anuidades.

SAEC PARTICIPA DE MOVIMENTO QUE GARANTE IMPLANTÇÃO DA THM-AMB

Para conseguir a efetiva implantação da Tabela de Honorários Médicos da Associação Médica Brasileira (THM-AMB), em 1992, a SAEC participou de um grande movimento de descredenciamento dos planos de saúde filiados ao Comitê de Integração das entidades fechadas de assistência à saúde (CIEFAS).

A ação resultou na implantação da THM-AMB, que traçou um parâmetro mínimo de remuneração dos médicos do Brasil.

INTEGRAÇÃO DOS CURSOS DE RESIDÊNCIA MÉDICA

A gestão do Dr. Domingos Gerson, no biênio 1993/1994, teve como destaque a criação do Curso Integrado de Residência Médica, que unificou os três CETs de Fortaleza.

O fato ganhou repercussão nacional e revelou um período de intensa produção científica com publicação de trabalhos em todos os eventos da SBA.

ELEIÇÃO DA PRIMEIRA MULHER PARA PRESIDÊNCIA DA SAEC

Em 1995, Dra. Sara Lúcia Cavalcante foi a primeira mulher eleita para  a presidência da SAEC. À frente da instituição por dois bimestres sucessivos, a gestão da Dra. Sara ganhou destaque pela força, determinação e capacidade de representação da mulher.

Doutora, professora de farmacologia e responsável pelo CET da Faculdade de Medicina da UFC, Dra. Sara consolidou cientificamente o firme trabalho de produção científica na SAEC e ainda realizou o XLV Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA).

SAEC PUBLICA TRABALHOS CIENTÍFICOS NA REVISTA BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA

A frente da SAEC durante o biênio 1999/2000, Dr. Rogean Rodrigues Nunes realizou um intenso trabalho voltado para a produção científica.

Diante do empenho, a entidade conquistou espaço na Revista Brasileira de Anestesiologia onde diversos trabalhos científicos do Ceará foram publicados, bem como também foram temas livres discutidos nos Congressos Brasileiros.

SAEC ADQUIRE TERRENO COM RECURSOS EXCEDENTES DO XLV CONGRESSO BRASILEIRO DE ANESTESIOLOGIA REALIZADO EM 1998

O terreno onde funciona, hoje, o estacionamento da SAEC e CoopanestCE foi adquirido durante a gestão do Dr. Rogean Nunes, em 2000.

O local foi comprado com os recursos excedentes do XLV Congresso Brasileiro de Anestesiologia, evento que rendeu bons frutos e que, na ocasião, comemorou o cinquentenário da SBA.

GESTÃO DE DR. JOÃO FLÁVIO LESSA NOGUEIRA REALIZA, PELA PRIMEIRA VEZ NO CEARÁ, O CURSO " Suporte Avançado de Vida”

O curso “Suporte Avançado de Vida” aconteceu pela primeira vez no Ceará durante a gestão do Dr. João Flávio Lessa Nogueira, no biênio 2001/2002. Enquanto presidente, Dr. Flávio Lessa promoveu uma grande interação política, possibilitando a participação de segmentos políticos já existentes e discutidos na Sociedade.

Sua administração também foi marcada pelas atividades científicas tradicionais realizadas na sociedade, a exemplo da XXVI JONNA, jornada ocorrida na sua presidência.

DR. GLAUCO KLEMING DA CUNHA É ELEITO EM CHAPA ÚNICA APÓS 15 ANOS DE DISPUTAS ACIRRADAS PELA PRESIDÊNCIA DA SAEC

Os pleitos para a presidência da SAEC por anos foram acirrados. No entanto, após 15 anos, a partir da eleição para a gestão do biênio 2003/2004, a característica do processo eleitoral começou a mudar e, pela primeira vez, a votação ocorreu em chapa única, sem embates, elegendo Dr. Glauco Kleming Florêncio da Cunha para assumir a presidência.

Durante sua gestão, Dr. Glauco Kleming teve um papel importante na democratização e participação dos anestesiologistas em eventos científicos e associativos, como também contribuiu significativamente para a reestruturação administrativa da SAEC.

Um dos destaques da sua administração foi a busca por modernizar o sistema de informática da entidade e o acesso aos periódicos.

DR. GLAUCO KLEMING FLORÊNCIO DA CUNHA IMPLANTA POLÍTICA DE TRATAMENTO DA DOR AGUDA E CRÔNICA

Dr. Glauco Kleming também teve participação ativa nas discussões que deram início a implantação da política de tratamento da dor aguda e crônica no Ceará. A iniciativa do Ministério da Saúde instituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Assistência à Dor e Cuidados Paliativos.

Desde então, o programa prevê “estimular a organização de serviços de saúde e de equipes multidisciplinares para a assistência a pacientes com dor e que necessitem de cuidados paliativos, de maneira a constituir redes assistenciais que ordenem esta assistência de forma descentralizada, hierarquizada e regionalizada”.

GESTÃO DA DRA. ENEIDA COUTINHO APOIA INTERIORIZAÇÃO DA COOPANEST

A gestão da Dra. Eneida Coutinho, em 2005/2006, contou com grandes eventos científicos e avanços na Anestesiologia. Na época, a SAEC apoiou a interiorização da Coopanest no evento “Planejamento da Coopanest-CE na Região do Cariri”. Essa ação possibilitou aos especialistas da região uma maior aproximação com a Cooperativa e a Sociedade.

Dra. Eneida não mediu esforços para, durante sua gestão, realizar cursos que contribuíram com a capacitação dos profissionais, tais como “Bloqueio de Plexo Braquial”; “Preparatório para o TSA”; “Preparatório para o TEA”; “Tratamento da Dor”, entre outros.

Ainda na gestão da Dra. Eneida, também foi realizada a Jornada Interiorana de Anestesiologia no Cariri e a comemoração dos 50 anos da SAEC, um evento realizado em grande estilo.

GESTÃO DE DR. ROBERTO CÉSAR PONTES IBIAPINA É PAUTADA NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

A trajetória do Dr. Roberto César Pontes Ibiapina a frente da presidência da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (SAEC), no biênio 2007/2008, foi pautada por muita dedicação em prol do aperfeiçoamento profissional dos associados.

Entre os eventos científicos promovidos durante sua gestão estão os cursos de Manuseio das Vias Aéreas; o Simpósio de Orientação Profissional; o curso Preparatório para o TSA; o Workshop de Venosa Total; JOCAN; Atualização em Anestesiologia, entre outros.

DR. NILSON FORTALEZA DESEMPENHA TRABALHO EM FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DOS SÓCIOS

Dr. Nilson Fortaleza esteve na presidência da entidade nos anos de 2009 e 2010. Assim como os outros gestores, Dr. Nilson também trabalhou pelo bom desenvolvimento da especialidade e dos sócios.

Durante sua gestão, a SAEC promoveu vários eventos científicos que ficaram na história.

Entre eles estão o jantar de comemoração do desempenho da SAEC por seus 56 anos; a publicação da Revista Científica em 2009, que abordou temas relevantes como cirurgia oncológica em cabeça e pescoço, cuidados paliativos e dor, além de cursos de capacitação e a Jornada de Anestesiologia do Ceará (JOCAN).

DR. RÔMULO FROTA LÔBO PRESIDE A SAEC POR DOIS BIÊNIOS CONSECUTIVOS

A gestão do Dr. Rômulo Frota Lôbo a frente da SAEC se estendeu por dois biênios consecutivos, entre os anos de 2011 a 2014.

Durante esse período, muitas ações foram realizadas com o objetivo de ampliar a capacitação dos profissionais por meio de eventos científicos e favorecer a evolução da especialidade.

Dentre as importantes ações realizadas durante as duas gestões do Dr. Rômulo, destacamos o 58º Congresso Brasileiro de Anestesiologia, realizado em 2011, no antigo Centro de Convenções, em Fortaleza, e o desempenho do Projeto de acompanhamento profissional na formação dos residentes de Anestesiologia.

Em 2012, a XVII JOCAN ocorreu no Hotel Vila Galé, na praia de Cumbuco, litoral cearense.

Outro fato marcante, considerado uma conquista para a categoria, foi o firme posicionamento da Sociedade, por meio da emissão de nota à todas as unidades hospitalares do Estado, diante da publicação da Resolução do CREMEC Nº 44/2012, que definiu e regulamentou a obrigatoriedade da existência de uma sala de recuperação pós-anestésica  (SRPA) em todos os hospitais do Estado.

GESTÃO DE DR. PÉRICLES LUCENA É MARCADA POR CRIAÇÃO DA JANGEDA EM HOMENAGEM AOS SÓCIOS HONORÁRIOS

Uma gestão marcada por inovações. Foi assim a presidência de Dr. Péricles Lucena, que esteve à frente da SAEC durante o biênio 2015 e 2016.

Dr. Péricles contribuiu para a realização de algumas ações voltadas para  a capacitação continuada, assim como eventos que ficaram na história, a exemplo da festa dos 60 anos da instituição.

Entre as importantes iniciativas de sua gestão está a criação da medalha SAEC, uma forma simbólica de prestar homenagem aos ex-presidentes da entidade. Outra ação que ganhou destaque foi a criação da Jangada, uma comenda presenteada aos sócios honorários durante a JOCAN.

DRA. SHIRLEY PAIVA REALIZA AÇÕES DE FORTALECIMENTO DA ANESTESIOLOGIA DURANTE SUA GESTÃO À FRENTE DA SAEC

Um dos destaques da gestão da Dra. Shirley Ulisses Paiva, no Biênio 2017 e 2018, foi o grande empenho para a implantação das SALAs DE RECUPERAÇÃO PÓS – ANESTÉSICA (SRPA) nos hospitais do Ceará.

Em 2018, a SAEC encaminhou esclarecimento a todas as unidades hospitalares, que contam com centro cirúrgico no Ceará, solicitando o cumprimento da RESOLUÇÃO do CREMEC Nº 44/2012, que determina a OBRIGATORIEDADE da EXISTÊNCIA de uma SRPA nesses hospitais.

Ainda na sua gestão, Dra Shirley promoveu várias jornadas, no Norte e Sul Cearense; a Jocan; cursos como o SAVA, entre outros.

GESTÃO DE DR. OZIEL DE SOUZA RESGATA OS PRINCIPAIS FATOS DA HISTÓRIA DA ANESTESIOLOGIA CEARENSE E ENFRENTA DESAFIOS DA PANDEMIA DA COVID 19

Apesar da gestão do Dr. Oziel de Souza, realizada no biênio 2019/2020, ter sido surpreendida por incertezas causadas pela pandemia da covid 19, que parou o mundo, muito foi realizado em prol da especialidade. Uma das ações de destaque foi a iniciativa de realizar a Campanha 65 anos da SAEC, em homenagem a história da entidade.

A ação destacou os principais fatos da história da instituição, que tem trabalhado com afinco para o aprimoramento científico e desenvolvimento tecnológico da anestesiologia, sobretudo no Ceará.

A campanha também resgatou um pouco da gestão dos renomados presidentes que estiveram à frente da entidade e desempenharam um trabalho com amor e dedicação à Anestesiologia.

Além disso, a gestão de Dr. Oziel realizou importantes ações que impulsionaram a área, como o I Simpósio Multidisciplinar de Segurança do Paciente do Estado do Ceará; a Jocan; e cursos relevantes para a atualização profissional, a exemplo do Ultrassom avançado e básico, POCUS US, SAVA, entre outros.

APÓS 4 ANOS, DR. PÉRICLES LUCENA É REELEITO PARA PRESIDÊNCIA DA SAEC

A gestão deste biênio 2021/2022, que tem à frente da SAEC, Dr. Péricles de Lucena, ainda enfrenta desafios recorrentes da pandemia, porém continua incansável em prol da defesa profissional e da promoção de um amplo conhecimento para seus sócios e profissionais da especialidade. E, mais uma vez, sua gestão é pautada por um trabalho inovador e de aperfeiçoamento da anestesiologia, incluindo ações de âmbito nacional.

Junto à SBA, a SAEC tem desenvolvido, um trabalho social, que envolve não apenas a categoria, mas também a população em geral, realizando ações em prol dos mais vulneráveis.

Um dos destaques da atual gestão é o trabalho sociais que vem sendo desenvolvido, a exemplo das doações de alimentos à famílias que vivem em comunidades carentes e pessoas que são assistidas por entidades filantrópicas, ajudando centenas de pessoas.

Além disso, durante a atual gestão, a SAEC foi eleita para ocupar a vice-presidência do Conselho Superior da SBA, fato que melhora a articulação de temáticas de interesse da especialidade e facilita o diálogo entre as regiões na promoção de melhorias para a categoria.

A SAEC continua trabalhando firme com a missão de aperfeiçoar o conhecimento de seus associados e profissionais especialistas, trazendo o que há de mais novo na área científica e tecnológica, no sentido de oferecer o melhor em anestesia para a segurança dos pacientes e dos profissionais.

Amor, dedicação e compromisso são as palavras chaves dessa história de muito trabalho em prol do aperfeiçoamento da especialidade.

Conheça nossa estrutura

Hoje, a SAEC conta com uma estrutura física e operacional pronta para enfrentar os grandes desafios da Especialidade. O exemplo dado por todos os que dirigiram nossa Sociedade com certeza motivará uma nova geração de jovens a dar continuidade ao tão belo trabalho.

A estrutura física da Saec conta com uma ampla sala de reuniões, secretaria, recepção, um auditório todo estruturado e planejado para eventos científicos e outros.